5 erros que as imobiliárias devem evitar nas redes sociais
Não há dúvida de que as redes sociais, quando bem trabalhadas, são importantes canais de divulgação de produtos. Entre eles, imóveis – seja para vender ou alugar. O primeiro passo é conhecer as particularidades das principais (Pinterest, Facebook, Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin) e aproveitar ao máximo o potencial de cada uma. Ninguém vai fechar a compra de um bem tão valioso pela rede social (ainda não), mas ela pode ser o primeiro contato do cliente com a sua imobiliária. O jeito é caprichar ao máximo. Afinal, ninguém tem a chance de causar uma boa primeira impressão duas vezes. Veja quais são os erros mais comuns.
1) Tratar o anúncio como se fosse um post da sua conta pessoal
Os usuários das redes sociais estão cada vez mais exigentes e já conseguem diferenciar anúncios feitos de forma amadora e outros mais sofisticados. Por isso, nada de improviso. O anúncio de um imóvel nas redes sociais precisa responder as primeiras perguntas que o cliente gostaria de saber e deixar a impressão de quero mais. Nada de “textão”, de desabafos políticos, tom de ironia. A mensagem precisa ser neutra e clara para atingir o maior número de pessoas.
2) Não cuidar da sua fanpage
Por melhor que seja o seu post, ele pode deixar de atingir bons resultados se a sua fanpage estiver desatualizada ou com descrições incorretas do seu negócio. A velocidade da taxa de resposta também é um fator importante. Por isso, capriche no layout da sua fanpage e deixe sempre uma pessoa responsável para interagir com os possíveis clientes. Quando essa administração fica na mão de todo mundo, o resultado mais comum é um deixar para o outro.
3) Ser excessivamente formal ou informal
As redes sociais permitem uma linguagem mais leve. Mas isso não quer dizer displicência. A linguagem excessivamente informal pode não fazer sucesso com o seu cliente. Erros de português podem acabar com toda a sua estratégia digital. Se você tiver dúvida sobre a grafia de uma palavra, a troque por outra. Também evite construções formais, rebuscadas, que vão causar dúvidas. Pense qual é o público que você quer atingir e como ele se comunica, para produzir um conteúdo adequado a ele.
4) Não ter uma estratégia definida
Toda post precisa fazer parte da sua estratégia de comunicação. É interessante, por exemplo, que o anúncio tenha uma certa identidade visual, para que o seu cliente, ao longo do tempo, possa começar a reconhecer a marca ou as cores da sua empresa. Também esteja preparado para a ação que você quer promover. Por exemplo, se o anúncio é para os clientes visitarem um empreendimento, tenha certeza de que a sua equipe estará preparada para atender a todos.
5) Esquecer de promover o engajamento
As redes sociais são um caminho de mão dupla. Instigue os seus leitores a interagirem com o seu conteúdo. Adicione links, peça opinião nos comentários, convide o seu cliente para fazer um Tour Virtual pelo seu imóvel ou peça para ele marcar um amigo que possa se interessar por isso. O resultado mais eficiente ocorre quando o post é impulsionado de forma orgânica, ou seja, quando ele é compartilhado. E, para isso, nada melhor do que um cliente engajado.
(publicado em 05/04/18)