O que o novo consumidor espera da sua imobiliária?

Não é novidade que o consumidor mudou. Hoje, ele está muito mais bem informado e exigente com os produtos e serviços comprados. Essa tendência se confirma ainda mais em relações de consumo com jornada longa, como é o caso da compra de um imóvel.

Nesse contexto, a palavra de ordem é EXPERIÊNCIA. Mas o que ela significa na prática? A experiência do consumidor tem relação com toda a jornada de compra do consumidor, desde a consideração da compra até os meses seguintes à efetivação do negócio. Ou seja, todo o ciclo.

É preciso se colocar no lugar do cliente e abordá-lo corretamente conforme o seu estágio durante esse processo.  Mas na prática, como funciona?

Experiência do consumidor

Em jornadas de compra longas, como é o caso de um imóvel, é preciso tomar muito cuidado para não abusar das abordagens invasivas que, ao contrário de aproximar o consumidor, podem afugentá-lo.

Por isso, é importante investir em bons canais de comunicação para permitir que ele possa se informar com rapidez e assertividade. Por exemplo, ter um bom site, com informações bem estruturadas sobre os imóveis e que permitam uma boa imersão do cliente, para que ele possa começar a decidir, sem a pressão do corretor querendo fechar logo o negócio.

A visualização de imóveis em 360° é uma boa alternativa para isso. Ao fazer um Tour Virtual, ele já fará uma boa triagem dos imóveis e entrará em contato com a imobiliária para visitar os imóveis que realmente o interessaram.

Ao investir em bons canais de comunicação, a imobiliária está valorizando um dos ativos mais apreciados hoje em dia: o tempo. O consumidor quer comodidade e acesso fácil à informação. Em algum momento, ele vai solicitar o contato com a imobiliária. Esse é um ponto crucial que vai determinar se ele avançar na jornada ou não.

Por isso, tão importante quanto prospectar bons imóveis, oferecer bons preços e garantias, é azeitar os canais de comunicação para que o consumidor não fique sem resposta. A experiência do consumidor inclui esse relacionamento. Se ele for mal atendido ou ignorado (um e-mail sem resposta, por exemplo), provavelmente irá buscar informações em outros sites, em outras imobiliárias. E o pior, ele pode relatar essa experiência para outros consumidores.

Hoje em dia, todos são produtores de conteúdo. Ou seja, todos podem referenciar a sua empresa ou torná-la alvo de críticas. E esse posicionamento vai ser levado em consideração por outras pessoas. O que você prefere?

É claro que a primeira opção é bem melhor. Por isso, não meça esforços para melhorar a experiência do seu cliente. Posicione digitalmente a sua imobiliária para que ela possa dar as respostas adequadas ao estágio de compra que o seu cliente está.

Invista no seu site e nas redes sociais, para prospectar e qualificar o seu consumidor. Aliando conteúdo e estratégia, em breve, ele vai chegar até a sua imobiliária muito mais bem informado e com maior possibilidade de conversão. Pense nisso. Até a próxima!