Setor imobiliário comemora redução dos juros da Caixa
Nesta segunda-feira (16/04), ficou ainda mais claro que 2018 vai ser mesmo o ano da retomada do setor imobiliário. A Caixa Econômica Federal anunciou hoje a redução dos juros do crédito imobiliário utilizando recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). As taxas mínimas passaram de 10,25% para 9% ao ano, no caso de imóveis dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 11,25% para 10%, para as propriedades que se enquadram no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).
“É uma boa notícia, na medida que a Caixa dita as regras do mercado imobiliário. Com isso, outros bancos devem fazer o mesmo, o que estimula todo o setor”, avalia Fernando Gonçalves dos Reis, presidente da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI).
Com a redução, a Caixa volta a ter as taxas mais competitivas do mercado, posição que estava sendo ocupada pelo Bradesco (9,3% ao ano). Além da redução de juros, a Caixa também melhorou as condições no financiamento de imóveis para pessoa física. O limite de cota de financiamento do imóvel usado sobe de 50% para 70%. O banco também retomou o financiamento de operações de interveniente quitante (imóveis com produção financiada por outros bancos) com cota de até 70%.
Umas das intenções da Caixa é justamente facilitar o acesso à casa própria e estimular o aquecimento do mercado imobiliário e de toda sua cadeia produtiva. Analistas econômicos apontam ainda que, no futuro, é possível que ocorram novas rodadas de diminuição dos juros, por causa de fatores como a queda da Selic e da alta do emprego.
Para o presidente da ABMI, esses indicativos reforçam a tendência de recuperação do setor imobiliário. “Com certeza, 2018 está sendo o ano da retomada. Já são vários indicativos apontando para isso e agora a redução dos juros da Caixa foi mais um passo nessa tendência.”
(publicado em 16/04/2018)