O Futuro já chegou?

06/11/2017

Como a tecnologia ajuda a quebrar paradigmas?

Os avanços tecnológicos tornam muito tênue a linha entre presente e futuro. E chega o momento de se perguntar: “O futuro já chegou?”. Esse foi o tema de um debates realizados no Experience Jam, que aconteceu na Serasa Experian, em São Carlos, nos dias 21 e 22 de outubro.

A pergunta foi feita para palestrantes de diferentes áreas. Entre os assuntos, mapeamento de DNA, próteses médicas, chat box e realidade virtual. Maximiliano Selmi Marques, CEO da Muve Digital, foi um dos palestrantes. Ele falou sobre o avanço das tecnologias que quebram paradigmas e permitem fazer mais em menos tempo. O debate foi mediado por Anderson Criativo, CEO da ONOVOLAB, um centro independente de co-inovação, que deve começar as atividades em São Carlos, no começo do ano.

Um dos exemplos abordados durante a palestra foi o House Viewer 360º, que aumenta o potencial de negócios para as imobiliárias, corretores, incorporadoras, escritórios de engenharia e arquitetura. Com a tecnologia, o cliente se sente dentro do imóvel. É como um tour virtual. O cliente navega pela casa e escolhe os pontos de maior interesse.

O HVR 360º é um exemplo da chamada tecnologia disruptiva. Ela permite a mudança do que estava sendo feito até então para um outro padrão. As tecnologias disruptivas podem, por exemplo, baratear preços ou avançar em qualidade. Às vezes, os dois ao mesmo tempo, como o HVR 360°. Por isso, ela não é linear, mas sim exponencial. Na prática, significa que a tendência é que todos adotem esse novo padrão, já que não há sentido em ficar com o anterior.

Na plateia, muitos jovens que participavam de desafios ligados à área de inovação e também funcionários da Serasa. Com o debate, ficou mais claro que o futuro está deixando de ser um exercício de especulação para se firmar como um exercício de mensuração de como as oportunidades podem ser aproveitadas. Para Maximiliano, hoje o futuro está a um intervalo de cinco anos de distância. Na prática, significa que, a cada meia década, nossa vidas são transformadas significativamente.